Login
Notícia
 
ARTIGO
O que é que o gaúcho tem?
Luiz Roberto Dalpiaz Rech* - 15:57 - 28/05/2010
O Fórum Democrático de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa, através do seu Colégio Deliberativo, integrado por mais de 30 entidades da sociedade civil, organizações patronais, sindicais, profissionais, universidades, instâncias federativas, bancadas partidárias e conselhos regionais de desenvolvimento, definiu quatro grandes temas a serem discutidos em 2010: 1) Ações Cooperadas e Desenvolvimento; 2) Participação e Controle Social; 3) Ações Ambientais; 4) Potencialidades Econômicas do Tradicionalismo Gaúcho.
 
No item Ações Cooperadas e Desenvolvimento, serão debatidos assuntos como redes de cooperação, arranjos produtivos regionais,  cooperativismo, empreendedorismo e novas formas de cooperação para a geração de emprego e renda. O tema Participação e Controle Social  trará discussões sobre fomento ao controle social da gestão pública e da execução orçamentária. Já o tema Ações Ambientais  promoverá debates sobre o  bioma pampa, os comitês de bacias hidrográficas e a saúde ambiental com vistas à melhoria da qualidade de vida.
        
E, finalmente, no contexto Potencialidades Econômicas do Tradicionalismo Gaúcho, sugerido, desde já, pela presidência da Casa, os debates serão  para  “levantar poeira!”.
        
Peguemos o exemplo do Estado da Bahia, que fez a lição de casa: sabe utilizar excelentemente bem a influência da música e da cultura na economia. Por que nós, gaúchos, com este folclore riquíssimo que só engrandece a nossa cultura, não fizemos o mesmo?
        
Essa pergunta que não quer calar ficará no ar como um desafio a todos os participantes do Fórum, porque ela se desdobra em questionamentos inadiáveis, tais como: qual a potencialidade econômica do movimento tradicionalista do Estado? Quantas indumentárias são confeccionadas, divulgadas e comercializadas? Qual é exatamente o consumo de  erva-mate consumida pelos gaúchos e outros apreciadores dessa gaudéria bebida? Quantos desfiles são realizados? E rodeios? Dizem que são centenas e que mais da metade constituem-se no principal evento do município. E CTGs construídos? E a criação de cavalos? Alguns criadores chegam a afirmar que existem mais de 20 mil animais confinados somente aqui em Porto Alegre. Sem falar nas dezenas de associações de cavalos, de várias raças, e a ração que estes consomem.
        
E os fandangos, quantos são realizados e quanto, em termos de economia, isso representa, se levarmos em conta os veículos utilizados, combustível consumido, a prestação de serviços (empregos) que é gerada? E a indústria impressa e fonográfica movimentadas? Editoras e gravadoras que digam! Sem falar nas churrascarias, programas de rádios, TVs, sites, blogs e até lembrancinhas nativistas (souvenires) que são encontradas em qualquer parte deste mundão de Deus?
        
Como se vê, são tantas questões que ficam para o debate, incluindo-se ainda, a questão da produção de erva-mate (será que o consumo atingiria os números atuais não fosse o apelo tradicionalista?); os concorridos festivais que cantam e encantam o nosso Rio Grande (oportunizando o surgimento de grandes poetas e compositores).
        
Por incrível que pareça, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, órgão reconhecido e aplaudido pela ONU como a maior organização cívico sócio-cultural da América, não possui estes números! Nem mesmo o Governo e sequer as associações culturais do nosso Estado os possui.  Daí este ser o maior desafio do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa: descobrir o que é que o gaúcho tem. Pois a Bahia sabe há muito tempo o que é que a baiana tem...
 
* Diretor do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - térreo
90010-300 PORTO ALEGRE - RS
Contato
Fone (51) 32102926 Fax (51) 32102624
forum.democratico@al.rs.gov.br