Nesta sexta-feira (18), dois grupos do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional reúnem-se na Assembleia Legislativa, na Sala da Convergência. O Grupo Executivo de Acompanhamento de Debate (Gead) Ações Ambientais promove encontro às 10h e o Gead Potencialidades Econômicas do Tradicionalismo Gaúcho realiza reunião às 14h.
Participam do Fórum mais de 30 entidades da sociedade civil, organizações patronais, sindicais e profissionais, universidades, instâncias federativas, bancadas partidárias e conselhos regionais de desenvolvimento. Os Geads são as instâncias de discussão do Colégio Deliberativo do Fórum, e têm a responsabilidade de apresentar diagnósticos e propostas de políticas públicas para o Estado. Os relatórios finais deverão ser entregues entre setembro e outubro de 2010.
Ações ambientais
O Gead sobre ações ambientais realizou a primeira reunião no dia 8 de junho, com a escolha dos coordenadores e a subdivisão dos temas em: Saúde Ambiental, Bioma Pampa, Recursos Hídricos e Educação Ambiental.
Potencialidades do tradicionalismo
A primeira reunião do Gead sobre as potencialidades do tradicionalismo gaúcho também aconteceu em 8 de junho. Foi definido o plano de trabalho, que prevê a realização de seis encontros no interior. Segundo dados preliminares, o tradicionalismo movimenta cerca de 1,5 mil centros de Tradições Gaúchas (CTGs), além de rodeios, festivais de música e dança, indústria do entretenimento (CDs e DVDs), produção de erva-mate e gastronomia regional, entre outros setores.