Login
Notícia
 
FÓRUM DEMOCRÁTICO
8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar inicia com debate sobre as causas da fome
Olga Arnt - 14323 - 15:30 - 27/07/2022 - Foto: Paulo Garcia
Ocorre na tarde desta quarta-feira (27), no Teatro Dante Barone, a primeira rodada de debates da 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS. O evento tem apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL.

A Conferência se estende até o final da tarde de quinta-feira (28), quando será entregue ao governador Ranolfo Vieira Júnior um documento com as teses aprovadas pelo  encontro, tem como objetivo fazer um diagnóstico da realidade alimentar dos gaúchos para embasar políticas públicas com vistas à segurança nutricional da  população.

O primeiro painel desta tarde trata das causas da fome e tem como debatedores o representante da Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, sociólogo Renato Carvalheira do Nascimento, a ex-promotora Miriam Balestro, o dirigente do Movimento Nacional de Luta da População de Rua, Nilson Lira Lopes, e a representante da organização autônoma dos povos tradicionais de matriz africana FONSANPOTMA, Vera Beatriz Soares.

Momentos antes, na abertura do encontro, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul, Juliano de Sá, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que a 8ª Conferência ocorre no momento em que a miséria e a insegurança alimentar aumentam no Brasil, conjuntura que justifica slogan do evento A Fome Voltou. Medidas Já.

A vice-presidente da entidade, Ana Mattos, lembrou que a conferência estadual foi precedida de encontros municipais, regionais e por reuniões livres, das quais foram protagonistas segmentos populacionais e setores da sociedade civil. Ao todo, foram realizados 40 encontros que atingiram 150 municípios de todas as regiões do estado.

Às 1630, ocorre a solenidade oficial de lançamento da conferência e, em seguida, a apresentação do rapper Rafa Rafuagi.

Programação
Para amanhã, estão previstas dois paineis: As consequências da volta da fome e Soluções para a Fome. Também devem ocorrer apresentações culturais e o lançamento do livro Sistemas Alimentares no Século 21: debates contemporâneos. Veja aqui a programação completa. 

Acompanhe ao vivo
A conferência está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, portal https://ww4.al.rs.gov.br/tval; YouTube; pela Rádio Assembleia e pelo Facebook.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - térreo
90010-300 PORTO ALEGRE - RS
Contato
Fone (51) 32102926 Fax (51) 32102624
forum.democratico@al.rs.gov.br