Login
Notícia
 
FÓRUM DEMOCRÁTICO
Abertura da 8ª Conferência de Soberania e Segurança Alimentar reúne especialistas e ativistas na AL
Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - 19:43 - 27/07/2022 - Foto: Paulo Garcia

A cerimônia de abertura oficial da 8ª Conferência de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS aconteceu às 16h30 desta quarta-feira (27). O evento é promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do RS (CONSEA-RS) e tem o apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL, órgão que integra a estrutura da Presidência AL e que funciona como ferramenta para a democratização e o aprofundamento de temas relevantes para a sociedade gaúcha. 

O tema da fome está na pauta do Parlamento, que lançou em 15 de junho o movimento Rio Grande contra a Fome, ação de mobilização entre os Poderes e a sociedade gaúcha, visando ampliar os espaços de debate público sobre o tema e também fortalecer as doações de alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O deputado Edegar Pretto (PT), presidente da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, representou o presidente do Parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira, na cerimônia.  Em seu pronunciamento, Edegar lamentou a redução da produção de alimentos no RS, como o feijão, que diminuiu em 40% a área plantada nos últimos anos, e leite, que perdeu 40 mil produtores no RS. “Estamos virando um estado de uma só cultura. Como consequência, temos a cesta básica mais cara do país”, registrou. “O Rio Grande voltou ao mapa da fome e da insegurança alimentar, com 3 milhões de gaúchos vivendo com no máximo R$ 500 por mês”, afirmou. Edegar defendeu que o estado pode e deve ser o maior cliente dos produtores familiares, comprando deles os insumos para a merenda escolar. “As escolas têm que prover alimentação adequada aos estudantes, e esta demanda pode ser suprida pela agricultura familiar”. 

O presidente do CONSEA-RS, Juliano de Sá, agradeceu o empenho do presidente Valdeci Oliveira e o apoio técnico e operacional do Fórum Democrático na realização da Conferência e de todos os seminários preparatórios anteriores, realizados em diversas regiões do estado ao longo do semestre. Ele qualificou como vergonhosa a situação do Brasil, por ter voltado a ocupar o mapa da fome no mundo, conforme levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apenas 7 anos após tê-lo deixado. “Em cada 10 lares, 6 vivem algum tipo de insegurança alimentar”, apontou.

Participaram da cerimônia a deputada Sofia Cavedon (PT); o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS), representando a Câmara de Deputados; a vereadora Laura Sito (PT), representando a Câmara de Vereadores da Capital; o coordenador do Fórum Democrático da AL, Ricardo Haesbaert; a coordenadora-executiva do Movimento Rio Grande contra a Fome da AL, Paola Carvalho; a vice-presidente do Consea/RS, Ana Mattos; o ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura (FAO), ex-ministro de Segurança Alimentar e combate à fome e atual presidente do Instituto Fome Zero, José Graziano da Silva; o sociólogo e integrante da Rede PENSSAN, Renato Carvalheira do Nascimento; a coordenadora da Área de Advocacy da Ação da Cidadania, Ana Paula Souza, entre outras autoridades e ativistas do combate à fome.

Programação
As atividades da Conferência iniciaram às 13h30 desta quarta-feira (27) e se encerram às 16h30 de quinta-feira (28), com o ato de entrega das diretrizes ao governador do estado. Atividades culturais e lançamento de livro também integram a programação.

Veja a programação completa no site https://www.conferenciassans-rs.org/   

Acompanhe ao vivo
O evento terá transmissão ao vivo pela TV e Rádio AL, pelo canal do YouTube, e pela página do Facebook do Parlamento gaúcho.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - térreo
90010-300 PORTO ALEGRE - RS
Contato
Fone (51) 32102926 Fax (51) 32102624
forum.democratico@al.rs.gov.br