A Assembleia Legislativa participa, nesta quarta-feira (23), da votação da Consulta Popular, iniciativa do Executivo Estadual para definir investimentos para o orçamento 2011. Na entrada principal do Legislativo estão disponíveis urnas e terminais de computador para acesso à internet aos servidores da Casa e à população interessada. Os eleitores podem votar através de cédulas impressas com a relação dos projetos, que serão depositadas nas urnas, ou diretamente pela internet através dos dois sites disponibilizados para esta finalidade:
www.consultapopular.rs.gov.br e
www.sri.rs.gov.br.
O diretor do Fórum Democrático, Luiz Roberto Dalpiaz Rech, que coordena o processo, explica que é papel da Assembleia mobilizar os servidores da instituição para que votem, mas que qualquer cidadão poderá utilizar o equipamento disponível para fazê-lo. As urnas estarão abertas das 9 às 18 horas, e pela internet é possível votar até a meia-noite. Rech informa que o cidadão poderá procurar, também, prefeituras municipais, câmaras de vereadores, cooperativas de crédito, brigada militar, polícia civil, escolas e outras instituições para indicar suas prioridades.
Segundo informações do governo do Estado, a consulta irá contar com 12 mil urnas espalhadas pelos 496 municípios gaúchos. Podem participar pessoas com mais de 16 anos portando o título de eleitor. Cada votante pode eleger até quatro projetos para sua região dentro de áreas diversas como infraestrutura, saúde, educação, segurança e saneamento. A lista com as demandas selecionadas para este ano está disponível no site da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (
www.sri.rs.gov.br). Em 2009 foram 950.077 os votantes. A verba destinada para este ano é de R$ 150 milhões.