Arquivo Nacional
Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País.
No SIAN acessa-se ao MAPA - Memória da Administração Pública Brasileira (destina-se a compilar e a sistematizar atos legais (entre leis, decretos e portarias) que criaram, extinguiram, transformaram, organizaram e reorganizaram a estrutura e o funcionamento de órgãos da administração central e da administração pública federal, respectivamente nos séculos XIX e XX).
O Multinível destina-se a explorar a potencialidade do acervo institucional. Organizado por fundos e coleções, articula em diferentes níveis de descrição informações sobre os documentos que os compõem como livros, folhetos, mapas, plantas, desenhos, fotografias, filmes, discos, papéis e objetos, com exceção daqueles sob a responsabilidade direta da Biblioteca da Instituição. As informações podem ser encontradas em até cinco níveis de detalhamento (níveis de descrição), entre títulos e códigos de referência, dimensões, datas, produtores, históricos, procedências, conteúdo geral, autorias, condições de acesso, indicações de instrumentos de pesquisa disponíveis na Sala de Consultas, entre outros. O nível de descrição 1 equivale ao Guia dos fundos e coleções custodiados pelo Arquivo Nacional.
Exposições virtuais sobre o Brasil nas copas de 50 a 70; mundo luso brasileiro; 180 anos de Independência; Imagens da mulher brasileira; Japã/Brasil: centenário de um encontro; 50 anos de desenvolvimento nacional; Estado novo (1937-1945).
